Como dar entrada na Aposentadoria

carlos lorenzi

Escrito por carlos

Advogado especialista em Direito Previdenciário com mais de 13 anos de atuação. Eu ajudo as pessoas a conquistarem seus direitos, especialmente com relação aos benefícios prestados pelo INSS.

15/04/2019

Como dar entrada na Aposentadoria

 

Para dar entrada na aposentadoria o ideal é seguir esse passo a passo:

1) Reunir a documentação e fazer uma contagem do tempo de contribuição

Ao fazer isso você descobre se já tem tempo para se aposentar. Ao contratar um especialista você descobre também qual o melhor benefício para você, quando ele estará disponível, isto é, quando você preencherá os requisitos para recebê-lo. Neste momento é feito um planejamento previdenciário que permite também projetar o valor da aposentadoria. Preenchenndo os requisitos, vamos ao passo 2;

2) Regularizar o Cadastro no INSS

Caso sejam encontradas inconsistências no CNIS (cadastro nacional de informações sociais), deve-se proceder à sua correção, seja para regularizar tempo da carteira de trabalho, incluir tempo de trabalho rural, ações trabalhistas, reconhecer tempo especial (insalubridade e periculosidade), etc. Este serviço pode ser feito ao mesmo tempo que o requerimento da aposentadoria, porém pode fazer atrasar bastante a concessão do benefício.

3) Fazer o agendamento do benefício.

Com toda a documentação em mãos e com o cadastro corrigido, basta fazer o agendamento pelo site do inss ou pelo telefone 135 e levar a documentação.

Dica importante: O melhor é contratar uma advogado especialista que poderá fazer o planejamento previdenciário, a correção do CNIS e dar entrada no melhor benefício. Somente assim, você conseguirá a melhor aposentadoria sem passar por transtornos. Além disso, atualmente o INSS encontra-se com defasagem de funcionários o que torna o atendimento presencial bastante precário e lento. Com a assessoria de um advogado o processo fica muito mais ágil.

Ficou com dúvidas? Mande um email para [email protected] ou comente abaxo:

Você também pode se interessar por…

Planejamento de aposentadoria

Planejamento de aposentadoria

Planejamento de aposentadoria válido também para quem trabalhou na Itália Talvez você já tenha se feito alguma dessas...

0 comentários